Foto: Pexels

Dia marcado por tempestades e tempo abafado em grande parte do país. Confira a previsão para esta terça-feira (27):

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul

O litoral do Paraná e de Santa Catarina podem registrar chuva fraca desde as primeiras horas desta terça-feira (27), com aumento da instabilidade ao longo do período alcançando também áreas do interior. A atuação de uma área de baixa pressão no Paraguai contribui para a formação de pancadas de chuva no oeste e norte do Rio Grande do Sul, além do noroeste paranaense, com intensidade moderada em alguns momentos. De forma geral, as temperaturas seguem elevadas na região.

Sudeste

São previstas chuvas de moderada a forte intensidade em boa parte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no sul e na Zona da Mata de Minas, assim como na metade sul do Rio de Janeiro, com possibilidade de temporais localizados. Já no Espírito Santo e em áreas do leste, norte e nordeste mineiro, as precipitações tendem a ser mais fracas, enquanto o restante de Minas Gerais apresenta tempo mais estável, com períodos de sol e temperaturas em elevação.

Centro-Oeste

As chuvas continuam atingindo o noroeste e o interior de Mato Grosso, com episódios de moderada a forte intensidade. A partir da tarde, o aumento do calor combinado à alta umidade intensifica as instabilidades no estado e em grande parte de Goiás, favorecendo pancadas mais intensas e temporais pontuais. Em Mato Grosso do Sul, um sistema de baixa pressão atuando sobre o Paraguai e o norte da Argentina estimula a formação de áreas de instabilidade ao longo do dia, com risco de chuva forte e tempestades isoladas. Já no nordeste de Goiás, o tempo tende a ficar mais aberto, com maior presença de sol. As temperaturas permanecem elevadas na região.

Nordeste

A chuva ocorre desde cedo no Maranhão, Piauí, Ceará, litoral do Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco, além do litoral norte da região, com intensidade moderada a forte. Ao longo do dia, as instabilidades aumentam, com risco de temporais nessas áreas devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Também há previsão de chuva no litoral da Bahia com intensidade moderada, enquanto no interior e oeste baiano a chuva é mais fraca. Nas demais áreas, o tempo segue firme e com sol. As temperaturas permanecem elevadas.

Norte

As pancadas de chuva continuam atuando na região, com intensidade moderada a forte. Amazonas, Acre, Rondônia, grande parte do Pará e o Tocantins seguem com risco de chuva intensa e temporais, especialmente no Pará e no oeste da região, com maiores volumes previstos entre o sul do Amazonas e o Acre. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as instabilidades ao longo do dia. A sensação de abafamento persiste.

O post Tempestades afetam quatro regiões brasileiras hoje; fique de olho na previsão apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria